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Alimentos indispensáveis para as crianças

Toda mãe sabe que as crianças devem ter uma alimentação saudável e balanceada, que atenda as suas necessidades diárias, de acordo com cada faixa etária.

introducao alimentar para bebes

Segundo a especialista em nutrição clínica, Renata Esteves, a ingestão de alguns nutrientes básicos não podem faltar de jeito nenhum no cardápio dos pequeninos, pois evitam problemas, como atraso no crescimento, dificuldade no ganho de peso, falta de concentração e dificuldades no aprendizado.

Diante disso, e para te dar um help, pedimos à especialista para listar dez super alimentos que precisam estar na mesa das crianças diariamente. Confira!

Carnes – Seja de boi, frango ou peixe, possuem alto teor de ferro heme (hemínico ou orgânico), só encontrado nestes alimentos, e zinco. Os dois elementos previnem anemia e ajudam na formação do sistema nervoso e circulatório.

Cereais – Itens como arroz branco e integral, aveia, massas, batatas e mandioca são fontes ricas de carboidratos complexos, ótimos para dar energia aos pequeninos.

Fígado – Rico em vitamina K, este alimento é responsável pelo processo de coagulação sanguínea.

Feijão – O feijão é uma poderosa fonte de proteína, ferro não heme (não hemínico), também presente nos vegetais, leite e ovos, e fibras.

Frutas in natura – As frutas são excelentes fontes em vitaminas e fibras. As cítricas são ricas em vitamina C , capazes de auxiliar na imunidade e na absorção do ferro não heme, proveniente de alimentos de origem vegetal.

Vegetais amarelo-alaranjados – Cenoura, abóbora, manga e mamão possuem grande concentração de vitamina A, previnem a cegueira noturna e auxiliam no desenvolvimento celular.

Vegetais verde-escuros – Fontes de vitamina A, C, ácido fólico e potássio, o espinafre, brócolis, couve, agrião, por exemplo, ajudam na contração muscular e no bom desempenho cerebral.

Muitas hortaliças cruas – Nas saladas, as hortaliças são um prato cheio de fibras que ajudam no funcionamento intestinal.

Azeite, óleos, manteiga e margarina – Apesar de consumidos em pequena quantidade, estes alimentos são energéticos e ricos em vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais.

Água – Além de ser importantíssima para a hidratação do corpo, é enriquecida com flúor, essencial para a mineralização dos dentes e ossos.

 

Fonte: Kids in

 

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